Na estante: Dê livro no Natal! Lançamentos das editoras com resenha (parte 1)

Me diz aqui há quanto tempo você não lê uma matéria aqui no blog sobre livros? Faz tempo, né? Mas, independente do tempo que eu não escrevo sobre isso, a minha paixão pelos livros é ativa e diária. E para me redimir desta ausência, eu deixo aqui sugestões de livros para dar de presente no fim do ano (ô papai noel, anota aí!) ou simplesmente para enriquecer a sua leitura. Preferi listar gêneros diferentes para todos os gostos! Hoje deixo duas sugestões, semana que vem as outras duas, combinado?

Como sempre costumo fazer, fiz um resumo das primeiras páginas lidas de cada indicação. Assim, fica mais fácil entender a proposta do livro e já deixo aquela “água na boca” (vulgo spoiler do amor) em vocês! Vambora então?

 

O Homem de São Petersburgo, por Ken Follett

Gênero Thriller 

resenha-o-homem-de-sao-petersburgo-por-ken-follett

Ken Follett é um escritor veterano que aos 27 anos já começou na literatura lançando seu premiado livro “O buraco da agulha”, um clássico thriller que ficou entre os mais vendidos em inúmeros países. Com mais de 150 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, esse escritor britânico tem a maioria dos seus livros mesclando temas históricos como Segunda Guerra Mundial, Peste negra, Revolução Russa e Guerra Fria, sempre com um toque de suspense,  desconfiança , rivalidades, traidores escondidos e heróis inesperados.

Aliás, esse livroO Homem de São Petersburgo” foi originalmente lançado em 1982 e está sendo relançado pela Editora Arqueiro, resgatando um clássico atemporal!

Meu resumo, abaixo, de baseia nas 30 páginas cedidas pela Editora Arqueiro, tudo bem?

A história começa numa tarde de verão de 1914 na Inglaterra, com Winston Churchill (é esse mesmo, primeiro-ministro britânico que atuou na guerra) indo visitar Walden, um conde que era ligado aos liberais. Churchill defendia nesta visita a atuação da Inglaterra em defesa da França contra a Alemanha na guerra e a possibilidade de aliança com a Rússia (daí a criação da Tríplice Entente, fato real ocorrido). A ideia era usar um  jovem almirante russo chamado Aleksei Andreievich Orlov (primo da esposa de Walden) para articular com a Rússia nesse acordo de aliança militar e é aí que entra o Walden, já que ele seria a ponte entre a Inglaterra e a Rússia para as negociações, uma espécie de diplomata semioficial. 

spoiler-alert

Na sequência dos fatos, a história muda de sujeito: Feliks Kschessinsky é apresentado aos leitores como uma pessoa que chegou à defender que a monarquia constitucional da Inglaterra era a forma ideal de governo mas seu ideal mudou ao longo do tempo. Agora, anarquista e saindo do seu exílio, ele e seu grupo de rebeldes resolveram articular para matar Orlov e assim, impedir a assinatura do acordo. 

A Editora Arqueiro complementa que “Feliks tem várias armas a seu dispor, mas precisa enfrentar toda a força policial inglesa, um brilhante e influente lorde e o próprio Winston Churchill. Esse poderio reunido conseguiria aniquilar qualquer homem no mundo – mas será capaz de deter o homem de São Petersburgo?”

Deixo aqui um trecho desse livro que eu achei que representa bem o enredo:

“Os camponeses é que lutariam na guerra. Ele passara a maior parte da vida entre aquela gente. Eram rudes, carrancudos e intolerantes, mas a generosidade desmedida e as ocasionais explosões de pura alegria indicavam como poderiam ser numa sociedade decente. […] Agora, o príncipe Orlov arrebanharia esses jovens na flor da idade e os colocaria na frente de canhões para serem mortos ou mutilados para sempre, certamente pelos melhores motivos da diplomacia internacional.”
 O livro é bem escrito, a história bem desenhada e faz um contraponto com o que de fato aconteceu no mundo. Vale a leitura e para quem não é fã desse tipo de livro mas conhece alguém que gosta, vale demais presentar. 
Quer ler um trecho desse livro? Clica aqui então e divirta-se!

 Lançamento 7 de novembro / 336 páginas / Preço R$ 44,90

O Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas, por Kate Eberlen

Gênero Romance

resenha-livro-o-primeiro-dia-do-resto-de-nossas-vidas-por-kate-eberlen

Kate Eberlen é inglesa e estudou literatura clássica em Oxford. Ela é especialista em ensinar inglês para estrangeiros com o objetivo de passar mais tempo na Itália, onde seu filho mora e estuda. O livro “O Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas” foi escrito assim, entre um intervalo e outro das aulas e marca a sua estréia em grande estilo.

Meu resumo, abaixo, de baseia nas 30 páginas cedidas pela Editora Arqueiro, tudo bem?

Em 97, Tess observava a seguinte frase pintada num prato de decoração da sua casa: “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida” e aquilo era latente na sua cabeça. Após 1 mês viajando de férias pela França, acampando e se divertindo com a sua melhor amiga, já era hora de voltar pra casa. Entre um lugar diferente e outro que conheceram, um lugar em especial despertou uma emoção no mínimo estranha para quem tinha apenas 18 anos e nem sonhava em casar (e nem nunca havia namorado!): uma igreja e a sensação de que ela voltaria lá algum dia. 

spoiler-alert

Tiraram fotos nos lugares mais lindos que encontravam já em tom de despedida, já que Tess havia passado para a University College London. Durante a visita à igreja e em um desses lugares que tiraram foto, o mesmo menino estava lá! Cabelos avermelhados e meio magrelo…mas, ainda sim, ele chamava a atenção dela. O nome dele era Gus, um menino que vive sob o controle de sua família e não vê agora de ser quem realmente quer ser.

Agora, de volta para a Inglaterra, Tess se depara com uma realidade que não estava ali antes da viagem. Sua mãe fora diagnosticada com câncer nos ovários e avançando para o fígado e tudo está prestes a mudar. A Editora Arqueiro dá uma pitada de curiosidade na gente quando escreve que “O primeiro dia do resto da nossa vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.” Tess e Gus fazem parte desse livro que é recomendado por diversos jornalistas críticos pelo mundo como sendo um romance honesto, revigorante e envolvente!

A parte que mais de deixou intrigada foi essa:

“À luz do dia, a basílica era bem maior do que eu imaginara e, à medida que eu subia os enormes degraus da escadaria barroca na direção dela, me dei conta de que aquele seria o lugar perfeito para um casamento – o que era estranho vindo de mim, já que eu nunca tinha namorado de verdade até então, e muito menos me imaginado em um longo vestido branco. Do terraço da igreja, a vista era tão deslumbrante que fiquei com uma vontade incontrolável de chorar enquanto prometia solenemente a mim mesma – como a gente costuma fazer aos 18 anos – que, um dia, eu voltaria ali.”

Gostoso de ler, escrito de forma muito leve e corriqueira, me deixou curiosa para ler o resto da história. Para quem ama um romance sem ser meloso, acho super válida a escolha!

Quer ler um trecho desse livro? Clica aqui então e divirta-se!

 Lançamento 10 de outubro / 432 páginas / Preço R$ 44,90

Gostou da indicação? Já leu esses livros, por que eu estou muito intrigada com a história que a Kate Eberlen escreveu. Quem não ama um romance? Há…me diz aqui o que você mais gosta de ganhar no Natal…por que meu favorito é livro, sem dúvida (alô familia que lê o blog…#ficaadica).

Já me segue nas redes sociais?

Facebook e Instagram

redes-sociais

bjbj ♣nani

34 comentários em “Na estante: Dê livro no Natal! Lançamentos das editoras com resenha (parte 1)

  1. Você sabe que esses dois titulos já estão na minha lista de livros para 2017, e ficaria muito feliz se as pessoas me dessem livros de presente, eu economizarei uma grana legal rsrs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário