Cotidiano de nossas vidas: Mente vazia, oficina do relaxamento!

Final do ano está na portinha e a cabeça de muitos está assim ó:

– preciso passar de período na faculdade/colégio;

– não posso esquecer esse ano de comprar os presentes antecipadamente;

– caraca, esqueci de começar a decorar a casa pro Natal;

– vou quitar as minhas dívidas pra fazer novas “aquisições” no fim do ano…

– meu chefe jájá me cobra o relatório de atividades desse ano..aff!

Tudo o que você não fez, seja por preguiça seja por falta de tempo (ou falta de dinheiro), você entra numa paranoia louca que “desse ano não passa”, engata a marcha e rumo às tarefas de fim de ano! O corpo pode até te acompanhar mas a mente, essa não perdoa e é implacável. No fim do ano, por mais que você queira fazer tudo, chega a hora de relaxar e esvaziar a mente para absorver coisas novas para um ano novinho e zerado de promessas!

dicas-para-relaxar-e-meditar

Tem gente até que gosta de uma excitação, uma carga de adrenalina correndo nas veias para dar aquela sensação de “estar vivo” ou “eu sou flórida, faço tudo e sou incansável” mas confessa pra mim que chega uma hora que a coisa não anda, o estresse nos pega de cheio e vem uma onda enorme de cansaço que você só pensa numa coisa: que venha dia 31 de dezembro por que eu quero paz!

É por isso mesmo que hoje te convido à esvaziar a mente, relaxar teus neurônios e dar um calmante pra suas sinapses…sim, é possível através de alguns passos beeemm simples:

recue, dê um passo para trás

Deu para fazer hoje, maravilha e se não deu, amém! Nada como um dia após o outro e Deus na frente de tudo. No dia seguinte, é possível retomar uma tarefa não concluída no trabalho, um problema não resolvido e até uma faxina que você não terminou por que chegou visita rsrs. Esses exemplos são pra te dizer: não deu pra fazer, Relax, Take It Easy e fique tranquila. Recuar é preciso quando as coisas fogem do controle…HÁ TEMPO PARA TUDO.

escreva sobre suas atividades antes de realizá-las

A sua cabeça é uma agenda ambulante e você jura com os dois pés juntos que tudo está na mente devidamente coordenado, organizado por horários e infalível. Parabéns, você é um robô! rsrs Mas se você não o é, escreva suas atividades e as organize de forma que isso não tome todo o tempo do seu dia, por favor!

Ninguém merece se ver perdido em tarefas não concluídas e sem tempo até de pegar um copo de água na cozinha, né? (conheço muitos assim, tá?) Gente que nem almoça por que está tão atarefado que aquele tempo precioso seria a morte! ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL.

se divida entre produção e prazer

Depois do trabalho, escolha um filme no Netflix ou pega seu sobrinho e leva no cinema pra rir um pouco da vida, vai! Quer fazer mais simples? Entre uma planilha ou outra de trabalho, cata um chocolate e se joga nesse prazer doce e gostoso hahah. Tá estudando? Larga tudo uns minutos e põe uma música bem alta, bem Beyoncé e se joga, descarregando toda a sua raiva e estresse! Se divida entre o chato e o que te dá prazer, mesmo que momentâneo. DESCONECTE-SE.

dica-para-acabar-com-o-estresse

faça coisas desprogramadas

Fora a questão de chegar e sair num determinado horário do trabalho/escola/faculdade, aqui eu falo de coisas que podem ser feitas em qualquer outro dia sem prejuízo- ler um livro no meio do horário do almoço, pegar o tênis e caminhar assim que chegar em casa, ir na praia sem marcar com ninguém…

A rotina condiciona o nosso cérebro à fazer sempre as mesmas coisas e da mesma forma e quando fugimos desse ciclo, meio que desprogramamos nosso cérebro e damos um novo fôlego à ele. Experimenta só e depois me diz. DÊ UM OLÉ NA ROTINA.

não se sinta culpado por não fazer nada por um tempo

Em vez de encarar isso como perda de tempo ou ser improdutiva, pense que é um momento só seu, onde serão apenas o seu pensamento e as coisas que você mais gosta de fazer. É o seu momento de prazer, seja deitado no sofá vendo TV, seja olhando pro céu num dia lindo de sol ou fazendo palavra cruzada haha! PECADO É NÃO CUIDAR DE SI.

dicas-para-relaxar

seja um pouquinho egoísta e pense em você, no seu bem estar

Separe uns minutinhos do dia e faça um carinho em você, na sua pele e na sua mente: vá dar risadas vendo desenho e esqueça o Cidade Alerta por um tempo, faça uma esfoliação na pele com açúcar mesmo e coma a sua comida preferida! Dá trabalho cuidar de si mesmo, precisa de tempo e paciência mas é recompensador no fim das contas quando as pessoas nos olham e dizem -“nossa, como você está bem hoje!”. SEU CORPO, SEU PATRIMÔNIO.

Vou encerrar essa matéria de hoje com uma frase que me faz refletir muito no modo como as ações refletem no resultado que esperamos para as nossas vidas, espia só:

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.”  Albert Einstein

Já me segue nas redes sociais?

Facebook e Instagram

redes-sociais

bjbj ♣nani

ps.: fotos? pixabay, tá?

 

30 comentários em “Cotidiano de nossas vidas: Mente vazia, oficina do relaxamento!

    1. Exatamente, Lucimar! E quando já estamos numa rotina super acelerada e nem damos conta de quanto estamos estresados? Nossa, essa é a pior parte, já que o corpo já está dando sinal há tempos mas por conta da correria, a gente passa por cima dos sintomas. bjs querida 🙂

      Curtir

    1. Oi Silvia, verdade! O ponto chave é sentir que tá na hora de parar, o problema é que a gente nunca sente e quando para já estamos sobrecarregadas, estressadas e de saco cheio rsrs. Fim de ano é bom fazer essa avaliação e balanço! Obrigada querida por ter vindo deixar seu relato. bjb 🙂

      Curtir

  1. Adorei seu post! De um tempo pra cá eu passei a agir mais ou menos dessa forma. Se deu para fazer ótimo se não deu eu faço amanhã. Parei de me cobrar demais e de me preocupar demais. E sabe que a saúde agradeceu? Principalmente a pressão que parou de subir!

    BJos

    Curtido por 1 pessoa

  2. E é engraçado como no final de ano eu realmente sinto a minha mente cansada rs costumo aproveitar as férias para fazer um detox mental rs e limpar (ou pelo menos tentar) tudo o que não é necessário e que fica guardado nela rsrs Adorei as dicas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Érica, ficamos esgotadas mesmo. Eu procuro fazer isso durante o mês todo de dezembro haha mas o “marco zero” geralmente é no ano novo, quando a ficha cai e eu me preparo pra fazer um balanço de como eu fui e como será no próximo ano. Ai que bom que gostou! bjs querida e obrigada 🙂

      Curtir

    1. Oi Ju (já deixando as formalidades de lado rsrs). Obrigada pelo depoimento, é gratificante esse retorno de quem tá do outro lado lendo e ainda mais quando alguém se identifica com a realidade nossa de cada dia! bjs querida e obrigada por vir

      Curtir

  3. Ultimamente tenho estado pensando mais em mim, tenho aproveitado para ver mais filmes e curtir um pouco os dias, essa agitação de fim de ano acaba comigo, o texto num todo é ótimo gostei muito parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi sthephanie! Pow, nem fala, fim de ano o ideal é isso mesmo: cuidar do corpo e da mente para que possamos encerrar um ciclo sabendo priorizar o que de fato nos fez bem e o que é preciso descartar! bjs querida e obrigada 🙂

      Curtir

    1. Carol do céu hahaha, adorei! Idem…precisamos todos, não é verdade? A vida nos impõe essa correria mas é preciso entender e sentir que a hr de parar é uma hora sagrada pra gente! Afinal, vamos nos cuidar primeiro para depois ajudarmos o nosso semelhante. bjs querida 🙂

      Curtir

  4. Ótima reflexão!
    Principalmente pra mim que sou ligada no 220v e com certeza precisamos desse momento em que desligamos tudo e apenas tiramos um tempo pra cuidar de nós, ou apenas ficar em silêncio……
    Parabéns pela postagem!
    Bjinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Nossa semana passada está assim mesmo, querendo fazer um milhão de coisas porque o tempo estava correndo, já essa semana parei … E respirei e parei de me estressar com o tempo ! Sou muito ansiosa e perfeccionista, isso me mata as vezes kkkkkkk amei todas as dicas ❤ beeijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Somos duas então, por que devo ser a rainha da multi tarefas! Muitas vezes isso me sobrecarrega num grau absurdo e escrever para vocês essas dicas é uma forma de internalizar coisas que também preciso melhorar. bjs e que bom que pude te ajudar de alguma forma. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s