Livros imperdíveis: O que eu aprendi com o Hercule Poirot (Agatha Christie) + uma dose de motivacional

Sabe quando você começa a ler, ler e ler e a impressão que você tem é de que o seu personagem preferido é mais que um personagem pra você: vira um ídolo, admirável que se fosse uma pessoa de verdade eu dava até um beijo! haha. Tem várias teorias que explicam isso: “estamos carentes de ídolos” (blá), ” eu nunca faria isso na vida real e esse é o cara” (até vai…) ou “me lembra muito uma situação que aconteceu comigo e que se passou com esse personagem” (ai sim, super possível) e com isso emendamos um livro atrás do outro em busca da próxima aventura do nosso personagem preferido – quem nunca! 

Isso acontece comigo direto e hoje vou contar um pouco do que eu aprendi com um “cara” incrível chamado Hercule Poirot, personagem emblemático criado pela escritora Agatha Christie em quase todos os seus livros. Para quem caiu de pára quedas nos livros de suspense policial (que é o caso), a Agatha é referência mundial na escrita de livros com essa pegada: ação, mistério, suspense policial, mentiras e uma boa dose de investigação. Não tem como adivinhar NUNCA o que acontece, tudo tem uma reviravolta que te prende do início ao fim, isso tudo com uma boa dose de irreverência que dão à cada leitura um gostinho a mais. 

Então vambora com o “que eu aprendi com o Hercule Poirot”? Quem sabe não te desperto essa paixão também?

AUTOESTIMA LÁ NO CÉU

O cara sabe que é bom sem ser metido, ele conhece seus defeitos (mas não os expõe) e exalta suas qualidades (sem ser pedante, sabe?). Nada de se esconder por medo de se sentir ousado demais, metido demais. Assim, ele é reconhecido pelo o que de fato tem de melhor e todos o respeitam por isso. Ás vezes, temos a impressão de que nossas qualidades não precisam ser exaltadas e com isso deixamos cada vez mais nossa autoestima desvalorizada. Assuma – se você tem qualidades, faça o mundo conhecê-las e ganhe admiração por quem te rodeia!

f4f5808ffa1fe55cbfd42827e5abf736

DETERMINADO – EU QUERO, EU FAÇO!

Ele se propõe a começar uma investigação, ele termina uma investigação (mesmo que o resultado seja frustrante). Sabe aquela pessoa que bate no peito e diz “deixa comigo que eu resolvo”? Ele assume a responsabilidade e puxa pra si o problema, cheio de determinação. Quantas vezes na vida ficamos escondidinhos no nosso canto sem tomar uma iniciativa esperando que alguém faça por nós? Tudo para ele vira um desafio a ser superado e mesmo nos momentos difíceis, ele pára e reflete para depois tomar uma atitude (opa….assunto pro próximo tópico). 

024d0327d73481518073e154af280abc

ELE NÃO DESISTE FÁCIL 

Nesse ponto ele chega a ser até meio chato e teimoso. Então aqui eu vou só falar da capacidade de insistir e não deixar a peteca cair, mesmo quando tudo diz que não. A dica que eu deixo aqui é ver o momento de parar para repensar sem que isso vire uma insistência burra, como naquele ditado “secando gelo”, sabe?

d307da4651bfafe060f7ace0cfd36814

AS APARÊNCIA ENGANAM

Imaginem um cara baixinho, com um bigode ridículo, cabeça com o formato de ovo e uma pose digna de comandantes do exército? Assim é Hercule e as suas características físicas. Quando o viam, ninguém dava nada por ele e o achavam até mesmo um louco e sem expressão. Quantas vezes já nos julgaram pela aparência, nos olhando de cima a baixo, pensando em como essa pessoa é, fazendo mil julgamentos precipitados? Só depois que Hercule começava à falar e a agir que o povo mudava esse pré-conceito…muito igual com o que fazemos hoje em dia, não? É aí que você pode ter outros ganhos: surpreendendo positivamente as pessoas! E por fim….

666089876e3976bd64055a45ac0f1705

EXISTEM POSSIBILIDADE JAMAIS PENSADAS

Sabe aquelas pessoas que pensam, pensam, pensam um zilhão de vezes para fazer algo e por fim acabam não fazendo nada? O Hercule acaba mostrando para os seus leitores que por mais que haja cálculo para tudo, que você imagine mil situações possíveis, nem sempre chegamos à um resultado cem por cento, por que tem tantas variantes a serem vistas que cada um pensa de uma forma e imagina de uma forma uma determinada coisa. Mas o bom de tudo é que precisamos ouvir as ideias dos outros para que tenhamos outros pontos de vista.

ca4354b3ed69b7415a341cefdb8bf38e

Vou deixar aqui para vocês algumas curiosidades sobre esse carinha que conquistou:

– Sua primeira aparição foi no livro “O misterioso caso de Styles“;

– A inspiração de Agatha Christie para criar Poirot surgiu dos belgas refugiados de guerra que fizeram da Inglaterra sua nova residência;

– Para evitar que continuassem a explorar seu personagem depois de sua morte, Agatha Christie decidiu matar Poirot em um romance escrito na década de 1940, mas que, segundo ordens expressas suas, só deveria ser publicado após sua morte. Por essa razão, Cai o pano somente foi lançado em 1975. A ação já começa com Poirot doente e sua morte fecha a trama. Uma despedida dupla, da criatura e de sua criadora;

– O detetive protagonizou trinta e três romances e cinqüenta e quatro contos;

– Poirot se tornou o único personagem ficcional na história a ser honrado com um obituário na primeira página do The New York Times!

– Quarenta anos depois da morte de Poirot e o último livro de Agatha, sua família escolheu a escritora britânica de romances Sophie Hanna para dar vida novamente ao personagem em histórias inéditas.

hercule-poirot1

Quem me ajudou à escrever isso tudo? Primeiramente da minha leitura enlouquecida,  coisas coletadas no site do wikipedia, editora LPM (publica inúmeros livros dela) e ao estadão.

E vocês? Já leram algum livro da Agatha Christie? Me contem aqui quais outras características do renomado Hercule vocês lembram!

Já me segue nas redes sociais?

Facebook e Instagram

redes-sociais

bjbj ♣nani

ops.: Utilizei as imagens do Google Imagens e do Pinterest, tá?

Um comentário em “Livros imperdíveis: O que eu aprendi com o Hercule Poirot (Agatha Christie) + uma dose de motivacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s