#Cotidiano de nossas vidas: Minha vida, meu modo de conduzí-la! (tá certo ou errado?)

Quando decidi escrever sobre isso, estava exatamente vendo uma pessoa se expressar num tom de desabafo:” – Não deixe que as outras pessoas tomem o curso da sua vida por você, não perca a sua identidade”, e isso me tocou profundamente. Se você já se pegou presa na opinião dos outros por algum motivo e deixou de fazer algo, se você já freou uma fala só por medo de expressar o que você sente e ser julgada por isso, esse texto é para você! Na verdade, é para nós….e não, não somos fracas, somos humanas!

Uma vez li num trecho do livro de Augusto Cury  que chama-se “Treinando a emoção para ser feliz” que diz para duvidarmos da nossa incapacidade de superar conflitos, fracassos e inseguranças e isso torna-se muito difícil quando temos sempre aquela voz externa gerenciando nossas ações e tomando nossas vidas para si, querendo que sejamos da forma como elas querem, cortando o cabelo no comprimento que elas gostam (apenas), usando roupas do tamanho que elas esperam que a gente use e fazendo coisas que todo mundo faz. A vida é minha ou sua?

873db6a846b30c519f594e91613e4254

Gente, não estou dizendo aqui que você precisa ser uma transgressora-rebelde-doida varrida hahah e caso você queira ser, ainda sim é o…

SEU MODO DE CONDUZIR A SUA E SOMENTE SUA EXCLUSIVA VIDA

Isso piora quando a pessoa é insegura, indecisa, sem confiança naquilo que ela quer, por que nem todo mundo que opina sobre a sua vida é intrometida ou invejosa. Muitas só querem o nosso bem e pensam que podem ajudar positivamente justamente onde nós temos fragilidades, como fazer escolhas ou opinar sobre algo. Mas, ainda sim, no fim das contas, é a sua vida e de uma vez por todas é preciso vivê-la com todos os riscos que uma vida carrega: a gente pensa e fala o tempo todo, escolhe o que vestir logo nos primeiros minutos do dia e opta pelo caminho a seguir e com quem ir o tempo todo.

1

Pensar é muito bom…refletir é excelente e eu sou catedrática nisso (tenho certeza que alguém aqui também é), mas já reparou que quanto mais a gente pensa, mais confuso fica? São tantos parâmetros avaliáveis (será que vai dar certo? será que eu vou gostar? será que ele/ela vai topar? será que eu vou conseguir? e se der errado? e se eu quebrar a cara….) que deixamos essas dúvidas tomarem as rédeas das nossas escolhas e fazemos tudo errado: ou agimos com receio e dá errado ou não agimos.

Conduzir a própria vida requer um treinamento diário de como lidar com frustrações, decepções, alegrias e tristezas e eu acho que é por isso que as pessoas querem tanto gerenciar, impedir e conduzir a vida alheia com tanto empenho. Ser passivo enquanto delegam o que você come, se seu cabelo merece estar rosa ou azul, se você precisa se relacionar com mulher ou homem desconstrói aquilo que você já decidiu comer, fazer ou viver! Meu recado para você é: 

PENSE, EQUILIBRE O QUE VOCÊ QUER, TOME RÉDEAS DAS SUAS ESCOLHAS E COLHA OS FRUTOS DELA (E ESTEJA PREPARADA PARA O GOSTO DOCE OU AMARGO)

girl-517555_960_720

E tenha certeza que tudo o que foi escolhido tem um gosto mais intenso por que foi você que escolheu, você se decidiu! Mas é aquilo, como nem tudo são flores, aguente firme e aceite as derrotas (se esse for o caso, tá?) de cabeça em pé. A partir do momento que as pessoas que te julgavam e opinavam sobre suas escolhas passarem a ver você conduzindo a SUA vida, aos poucos estas diminuem as críticas e passam a viver as SUAS PRÓPRIAS VIDAS! E se isso não acontecer, você já está mais forte e confiante para dar um “chega para lá educado” e mandar a pessoa…. sabe?

QUEM MANDA AQUI SOU EU…MAS OBRIGADA PELO TOQUE! (educação é tudo rs)

Deixo essa crônica pessoal com a seguinte frase, também de Augusto Cury que é muito assertiva:

“O eu precisa deixar de ser passivo, tímido e submisso diante dos pensamentos. Um dos maiores erros educacionais é transformar o homem numa pessoa fraca em seu próprio mundo.”

O que você pensa sobre isso? Já pensou se hoje você tomasse as rédeas da sua vida e fizesse/falasse tudo o que de fato o seu coração quer? Seria catastrófico ou libertador?

bjbj ♣nani

Deixe um comentário

