#Alimente-se: Tá estressada? Vai comer, vai…

Povouuuuu, leu o enunciado e ficou pensando que eu estou doida, né? Você pensa: “- quando eu fico nervosa, a primeira coisa que eu penso é num brigadeiro de panela e uma colher, mais nada!”

Digo que você não está sozinha, me idêntico muito com você,  pode acreditar! E por isso, a matéria é dedicada à você que entre um momento de estresse e outro, prefere afogar sua ira numa comida. Sim, somos assim em grande maioria e pode me julgar que eu pago meu pecado comendo o que eu encontrar pela frente…rsrs

Agora se você não é assim, certamente tem algum parente, amigo, colega de trabalho que desconta tudo em você só por que está estressado, né? Aproveita então e fica aqui com o pessoal que come quando está estressado, pois você pode anotar as dicas e na primeira oportunidade, é só passar no mercado e encher essa pessoa desses alimentos. Sua saúde mental agradece e o estresse dessa pessoa também hahah. 

Vamos com a matéria logo?

alimentos que melhoram o humor

Existem alimentos que são verdadeiros aliados da sanidade psicológica, fazendo com que eles atuem no organismo como combatentes do mau humor. 

Mas antes de falar dos alimentos, quem de fato atua como aliados são os nosso chamados neurotransmissores serotonina (sensação de bem-estar, sedativo e calmante), dopamina e a noradrenalina (ambas trazem energia e disposição).

Precisamos também ingerir triptofano (aminoácido que compõe a serotonina), carboidratos ( elevam os níveis de insulina e ajudam a ‘separar’ o triptofano dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção) e tirosina – ou seja, está tudo na alimentação nossa de cada dia, gente!

Estou te convencendo que comer é a melhor solução?

Se sim, vamos então aos alimentos que darão um upgrade no seu humor:

Pimenta: A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Chocolate: Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.

alimentos combate estresse

Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão. 

Maracujá: Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. 

Ovos: Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

alimentos combate estresse 1

Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade. 

Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.

Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar. 

alimentos combate estresse 2.jpg

 

Aveia: Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

Castanha do pará: Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.

Peixes e frutos do mar:  Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade.

Sementes de abóbora: Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. 

Agora, brincadeiras à parte, existem distúrbios de comportamento que são tratáveis com acompanhamento psicológico e apoio medicamentoso, o que não será abordado nesta matéria. Cabe avaliarmos até que ponto nosso mau humor é apenas algo passageiro, podendo ser frequente ou não dependendo do ambiente em que vivemos e das situações que passamos, ou permanente, trazendo agressividade e comportamentos depressivos. 

Eu amo frases e poesias e acho que uma cabe perfeitamente nessa matéria:

“Através do humor vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental.” Charles Chaplin

Pronta para devorar um prato de comida? Me diz o que achou da matéria, pois seu feedback é super importante para mim.

Há, fontes consultadas: Hospital Albert Einstein e Scientific American Brasil

bjbj ♣nani

9 comentários em “#Alimente-se: Tá estressada? Vai comer, vai…

  1. Eiii falou em comer… Estou aqui rsrs
    Agora quando eu ver alguém estressado, vou falar para ir comer!! kkkkkkk
    Eu sou muito ansiosa, então uma coisa que não posso fazer em vésperas de algo que estou no aguardo é a bendita dieta!!

    Beeijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário