#Livros imperdíveis: Resgatando livros “vintage” – clássicos da literatura brasileira

Povouu, bom dia! Eu já tinha isso como um projeto, mas relutei em colocar em ação por que temia não poder cumprir como prometido…mas depois de ontem eu resolvi que é preciso, gente! É preciso resgatar a literatura básica, aquela que originou todo o processo de escrita e que muuiiitos mais muuuitos mesmo nem conhecem ou pior…acham desnecessária e velha – coisa ultrapassada!

Ontem indo para minha casa, me deparei com uma mãe dizendo assim, ó:

-” Aí a professora do meu filho passou um livro pra ele ler: a moreninha! Pô, precisava ser um livro tão velho, já tem tantos livros aí atuais e novos…pelo amor de Deus, achei um absurdo isso!” (palavras da senhora do trem…)

Chocada fiquei com a fala da moça e mais chocada ainda fiquei porque eu não lembrava se já tinha lido esse livro e nem quem era o autor hahahh! Ficamos tão envolvidos com lançamentos e mais lançamentos que esquecemos os autores que de fato serviram de base para muitos escritores da atualidade.

Além disso, ler livros desta “categoria”, resgatam um pensamento de época, uma fração no tempo que marcou uma era, um momento político, um pensamento mais recatado – mais devasso…enfim: tive que ler o tal ” a moreninha” até para voltar ao meu projeto antigo e desmistificar que livros antigos são as bases de um bom leitor.

Vambora então começar nessa resenha de quem está lendo um livro de 1844 em 2016 hahaha!? Semana que vem, povooou….semana que vem…

O projeto começa na matéria da próxima semana e a princípio serão lidos e comentados/resenhados de forma simples os seguintes títulos da literatura brasileira (1 por mês até o fim do ano) num total de 8 livros, certo?

classico da literatura brasileira

Maio – Junho – Julho

classicos da literatura brasileira 1

Agosto – Setembro – Outubro

classicos da literatura nacional 2

Novembro – Dezembro e um plus (hahah)

A pretensão não é comentar de forma técnica para futuros vestibulandos nem trazer artifícios literários como um professor desta matéria: é instigar futuros leitores a ler as obras que marcaram a literatura brasileira e fazer você refletir que o “velho” ou “ultrapassado” pode ser ponte para novos conhecimentos, para um cidadão que conhece suas origens e respeita/aprecia a boa leitura, independente de quando esta foi escrita!

Encontro marcado semana que vem no #livrosimperdíveis versão “vintage”?

bjbj ♣nani 

6 comentários em “#Livros imperdíveis: Resgatando livros “vintage” – clássicos da literatura brasileira

    1. Haaaa Andrea…Que lindo ler a tua matéria e saber que outras pessoas querem e sentem.essa necessidade. Como diz aqui no Rio de Janeiro “tamu juntas” nessa empreitada que vai render bons frutos, eu já acredito. Bjbj nani e obrigada mais uma vez pela força.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

