#Alimente-se:Motivos para não fazer dieta para emagrecer!

Oiii povoouuuu, tudo bem? Assunto polêmico (eu sei) mas sei também que nem todas as pessoas gostam da tal famigerada dieta e das provações que ela normalmente trás, certo? Até aqui, pura verdade! Então por que fazê-la? É de fato necessário e …eficaz? Vem comigo e continue a ler a matéria do #alimente-se que além de polêmica vai mudar seu conceito sobre dieta!

Essa semana participei de dois cursos on-line com Mafalda Rodiles (Empreendedora, atriz, adora cozinhar e falar sobre emagrecimento e alimentação saudável sem dietas) que me despertaram a pensar: 

Para quê eu faço esse martírio comigo durante todos esses anos?

Pesquisando aqui e dali (adoro), descobri que o conceito é não é filosófico nem teórico, tem base em estudos científicos…pois é! Então, resolvi listar motivos pelos quais você NÃO PRECISA FAZER DIETA PARA EMAGRECER nunca mais na sua vida…na sua existência…!

ELA TE ENGORDA: Ao longo prazo e depois de tanto tempo se dedicando a comer com restrição, seu cérebro não será educado. Daí ele entra em alerta automaticamente, disparando alarmes para que a gordura seja estocada no seu corpo e te dizendo “preciso comer”! Gordura estocada…gordura acumulada e você sabe onde! Além disso, 2/3 das pessoas que fazem dieta depois de 5 anos recuperam tudo de novo ou até mais um pouco.

VOCÊ NÃO VAI SE CONHECER: Você está olhando para uma lista passada por um profissional, ou até mesmo aquela lista da revista…você começa a fazer sua dieta e eu te pergunto: Dali o que você gosta de comer? Esses alimentos te trarão alegria ou tristeza (pois muitas vezes as dietas são super restritas)? Caso você não atinja o objetivo que você pensa, isso vai de deixar iludida e frustrada? Você está indo no automático focando só no resultado (secar a qualquer custo) e com isso as chances de você abandonar serão enormes, não acha?

GERALMENTE FAZEM TERRORISMO COM ALIMENTOS (OS BONS E OS RUINS): Isso acaba te tirando o prazer de comer um simples chocolate (gente, chocolate trás benefícios já estudados) e as pessoas tacham ele como mal. Não é o alimento que é ruim e sim o comportamento que você tem quando vê o chocolate (posso comer um e me sentir bem e feliz como posso comer uma caixa nem por isso ele vai ser ruim e sim meu hábito)

halloween-1001677_960_720

ELA NÃO TRATA TRANSTORNO ALIMENTAR: Não trata e nem cura nenhum transtorno alimentar, seja ele para comer mais ou menos. Os especialistas dizem justamente o contrário: esses transtornos começam com uma simples dieta (acreditem)! 

♥ ELA TRATA SINTOMA E NÃO A CAUSA: Já parou para pensar que o fato de você atacar a comida ou um doce seja fruto de uma ansiedade e não da fome? Se você comer, você vai ficar super feliz masss não vai curar sua ansiedade, seu problema. Ou seja, em uma dieta você pode até deixar de comer o doce (sintoma) mas não vai tratar a causa, o que te levava a comer o doce (fruto de uma possível ansiedade)…assim você come e continua ansiosa ou pior, deixa de comer por que está de dieta mas a ansiedade vai ficar!

SEU HÁBITO ALIMENTAR PODE SER DRASTICAMENTE ALTERADO: Sabem aquelas dietas do tipo “coma apenas alfaces orgânicas e arroz negro dia sim, dia não”? Sendo que você mal tem tempo para ir numa feira muito menos orgânica (que em muitos lugares é super esporádica) e esse tal arroz você nunca viu vendendo em mercado nenhum? Isso pode te trazer uma sensação de que seu objetivo será difícil de ser alcançado e certamente você desistirá antes mesmo de ter começado. Se ela não incluir situações possíveis de serem feitas, fica difícil você aderir!

FotorCreated

♥ MUITAS VEZES ELAS SÃO FANTASIOSAS E INATINGÍVEIS: Sabe aquele do “perca 5 kilos em 2 dias”? Isso é quase um martírio se pensarmos que antes da dieta você comia frutas, legumes e verduras e agora você vai substituir seu almoço e janta por um suco! (hipótese hahah). Tem coisa que dá para ser alcançada, outras precisam ser vistas com cautela e respeito ao seu corpo e tolerância (seu corpo, seu metabolismo, seu tempo)

♥ O EXERCÍCIO PODE NÃO SER O MILAGRE QUE VOCÊ ESPERA: Exercício é bom? Claro que é..mas não é tudo e não é peça fundamental para quem faz dieta, sabia? Eles servem para condicionar seu corpo, trazer melhorias mentais e sociais (libera endorfina, afasta o estresse , une as pessoas além de benefícios ao coração e taxas sanguíneas – no mínimo) massss para a dieta é pouco relevante. Não adianta se matar nos pesos e na esteira se logo depois você encara um milkshake (já pensando que no outro dia você vai comer só salada e malhar que nem condenada). Ser pouco relevante não quer dizer que não é bom, tá?

E é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado da matéria, foi feita com muita responsabilidade e repeito!

Cabe ressaltar aqui que eu não sou contra, apenas quis abordar três opiniões de profissionais que já abordaram este assunto, sendo uma delas Ph.D, nutricionista, pesquisadora (Dra. Sophie Deram) e duas outras mulheres com experiência de causa sobre emagrecimento e disfunção metabólica (Vanessa Musskopf do blog Santa Dieta e Mafalda Rodiles)

Aqui tem um comentário bem legal da Dra. Sophie Deram que fala sobre o programa que ela tem sobre comer melhor 

bjbj ♣nani

4 comentários em “#Alimente-se:Motivos para não fazer dieta para emagrecer!

    1. Oi íris, muuito obrigada pelo comentário! Isso mesmo, tem profissionais habilitados e especialistas em reeducação alimentar e muitos estão trazendo o aspecto negativo da dieta para reflexão. Também acredito que a reeducação é o melhor caminho ao invés da dieta na essência da sua definição. Bjbj nani

      Curtir

  1. Oi Nani! Realmente quando vi o titulo achei bem polemico, mas lendo vi que é tudo verdade! Sou dessas que vive de dieta e já tentou várias dietas loucas de perder peso rápido..E eu só ganhei o dobro do peso depois! O importante é acontecer uma reeducação alimentar e nao dieta né?! Aprender a comer coisas boas e ter a liberdade de poder comer besteiras sem culpa..

    Adorei o post! Me fez refletir bastante!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai Bruna, que maravilha esse seu relato! Adorei! Taí a prova viva de que dietas são boas até a página 1, pois o efeito rebote é algo muito pior e devasta não só nosso corpo mas arrasa nossa estima. bjbj querida obrigada por contar sua experiência pra gente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s