#Cotidiano de nossas vidas: como ser melhor com o próximo?

Olá gente, tudo bem com vocês? Fiquei um pouquinho enrolada para fazer essa matéria ontem por que foi super corrido o dia mas eu não poderia deixar de falar de um tema tão relevante, tão atual, profundo e que merece nossa reflexão.

Neste texto vou procurar citar de que forma podemos melhorar nossa relação com o próximo por que acredito que a violência é gerada pela falta de respeito às diferenças, tudo bem?

Ontem, 30 de janeiro, simbolizou a não violência no mundo de todas as formas. E eu começo esse tema te questionando: você tem sido bom para o seu próximo e para você mesma? Tem praticado a gentileza, cordialidade, respeito às diferentes opiniões e credos…. Acha que tudo precisamos opinar de qualquer forma, com qualquer tom de voz?

Vocês repararam que eu não citei caridade financeira, nem de bens muito menos religião … Eu digo apenas de respeito, apenas observar seu limite entre ser verdadeiro e sincero e ser sensível ao que o outro pensa ou pratica.

Esse dia foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU)  em homenagem a Mohandas K. Gandhi como iniciativa à educação para a paz, ao respeito pelo próximo, à solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Agora vamos pensar na nossa vida?

Educação para a paz: Eu procuro me educar e reeeducar meus comportamentos errados, me melhorando como pessoa, como indivíduo e consigo ajudar às outras pessoas a a terem ações melhores ou eu acho que “pau que nasce torto nunca se endireita”? ou pior…”sou assim mesmo, nasci assim, vou morrer assim e nada vai mudar esse meu jeitão”?

head-776681_960_720

Respeito pelo próximo: Eu tenho olhado o próximo como um problema, como uma pedra, um ser cheio de defeitos e eu estou pronto para atacá-lo e demonstrar suas fraquezas e ridicularidades ou eu me proponho a fazer dele uma pessoa melhor?

Nas redes sociais eu olho aquela postagem e digo… Lá vem idiotices… Vou detonar a louca…ou eu dou feedback construtivos, educativos sem ser arrogante ou acima da verdade? E mais, vivo rotulando as pessoas que não são como eu, não se vestem como eu, não se relacionam como eu e por ai vai….chuva de comentários maldosos!?

ipad-527611_960_720

Solidariedade: Quando alguém precisa de ajuda, eu tenho observado primeiro se isso me trás algum benefício ou procuro estabelecer uma troca (“- Se eu fizer isso para fulano, serem retribuída nisso, com certeza!”)? Faço por prazer, obrigação ou querendo algo a mais?

Respeito pelos direitos humanos: Você sabia que somos livres? E mais, iguais tanto em dignidade quanto de direitos! Então “mermão”, não se veja como um ser supremo com mais direitos que seu vizinho, que seu amigo, que seu desafeto…Conviva com o seu próximo, no mínimo, com fraternidade respeitando o próximo como se fosse você mesmo, sabe? Aquela questão do “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você” é muuuiita verdade!

solidarity-649713_960_720

A prática do bem ao próximo percorre um caminho tão simples que muitas vezes não nos damos conta, basta um ombro amigo, um ouvido ou a mão. Simples mas tão longe das realidades de muitos atualmente.

As diferenças existem e é preciso ter flexibilidade para entendê-las!

Então eu te convido a praticar o bem não importa onde, como nem com quem HOJE. Olhe para si e reflita se suas ações por menores que sejam estão sendo boas para as pessoas. Violência sendo gratuita ou paga, pequena ou grande, nos coloca num ciclo irreparável que é a falta de humanismo e amor.

Comemore fazendo o bem, combinado? Sem olhar a quem…

Bjbjs nani

4 comentários em “#Cotidiano de nossas vidas: como ser melhor com o próximo?

Deixe um comentário

