#Alimente-se: 5 dicas para não comemorar o dia da gula

Bom dia povoooou! Vocês sabiam que hoje, dia 25 de janeiro, é comemorado o dia da gula? Cá entre nós, devemos comemorar ou refletir? Afinal, a gula não é algo bonitinho nem tratado como bom. Ao contrário, trata-se de uma compulsão, um excesso na ingestão de comida e bebida.

Gula é aquela vontade muito louca de comer um chocolate ou um croissant doce depois de ter almoçado e já se sentir saciado, de barriga cheia. É aquele desejo (não o das grávidas, por que elas são perdoadas rsrs) que vem e te toma num misto de ansiedade e prazer que só acaba quando você de joga numa coxinha cheia de catupiry e rega ela com muuuiiito catchup (exagerei e tem alguém aqui cheia de fome às 9h da manhã hahaha)…

Aqui tem outra matéria sobre alimentação, clica depois, vai?

Junto à gula, não podemos esquecer de uma síndrome importante, de fundo psíquico chamada compulsão alimentar, que é a gula com fundo psicológico guiada pelo déficit de serotonina no nosso cérebro (neurotransmissor capaz de regular nosso sono, humor, saciedade alimentar e atividade sexual).

Felizmente esse dia 25 esse ano veio a calhar com um dia muito importante da semana inteira (que não é a sexta depois das 17h – hora sagrada de bater o ponto e ir correndo para casa depois do trabalho): SEGUNDA, dia mundial da dieta!!!!!

E para coroar esta data tão especial, dia da gula, vamos aqui apontar 5 dicas para que você não comemore este dia da maneira que a palavra se traduz, vambora?

DICA 1: Olhe para si e pense o que você quer, como se sente e como gostaria de ser vista: ame seu corpo e se fixe num objetivo (Quero emagrecer? Quero comer de forma saudável? Quero passar desta TPM livre de gordices?)

belly-2354_960_720

DICA 2: A barriga encheu, se sentiu saciada? Pronto, pense em outra coisa que não seja docinhos, balinhas e se sustente com essa refeição e…pronto!

DICA 3: O que tem lhe causado ansiedade a ponto de descontá-la na comida? Se proponha a resolver seus conflitos antes de traçar aquela barra maravilhosa de chocolate. Se nossos problemas se resolvessem assim, a garoto e a lacta estariam ricas, né?

croissants-569075_960_720

DICA 4: Demore um tempinho comendo (pelo menos 20 minutinhos à mesa) por que os especialistas dizem que este é o tempo que nosso cérebro leva para receber a mensagem de que estamos saciados.

DICA 5: Prefira comer em talheres pequenos, daí você demora mais tempo comendo e dá a impressão de que você comeu mais (e de quebra você faz a dica 4, acima).

Posso dar mais uma dica de brinde?

DICA 6: Saiba dizer não corretamente! Sabe aquelas pessoas que te oferecem comida sabendo que você não pode por que está se segurando na dieta? Diga apenas “- não, não quero” ao invés de “- não, estou de dieta”. Já percebeu como tem gente que ADORA te boicotar e nem apoio te oferece no momento que você mais precisa?

hunger-413685_960_720

Lembre-se que nada é proibido, basta apenas nos moderamos como tudo na vida e saber o momento certo de cada coisa, como refeições, por exemplo! Não importa o motivo da sua restrição alimentar: emagrecimento, manutenção da saúde ou recuperação, o que importa é você com você mesma e suas metas! Alcance-as e seja feliz…e saudável também! (rsrs)

Bjbj ♣nani

Ops.: fontes consultadas para a produção desta matéria foram os site sua dieta e bem estar

12 comentários em “#Alimente-se: 5 dicas para não comemorar o dia da gula

  1. Muuuito bom, nem sabia q era hj o dia da gula rsrrs pq p mim é todo dia hauahs, brincadeira :/ hj começei o dia bem, fui na academia cedo, uhuulll õ/, gosteii mt do post, agr falta so por em pratica !!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s